quarta-feira, 28 de março de 2012

Introdução

                                   Resumo


Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Ele faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua cidade natal(Assaré).


                       Vida e obras



Dedicou sua vida a produção de cultura popular(voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.

Ganhou o apelido de Patativa, uma alusão ao pássaro de lindo canto, quando tinha vinte anos de idade. Nesta época, começou a viajar por algumas cidades nordestinas para se apresentou como violeiro. Cantou também diversas vezes na rádio Araripe.

No ano de 1956, escreveu seu primeiro livro de poesias “Inspiração Nordestina”. Com muita criatividade, retratou aspectos culturais importantes do homem simples do Nordeste. Após este livro, escreveu outros que também fizeram muito sucesso. Ganhou vários prêmios e títulos por suas obras.

Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua cidade natal.


        Créditos: Sua Pesquisa

8 comentários:

  1. Gostei, muito bom!
    Me ajudou muito no conhecimento dele!

    ResponderExcluir
  2. É SEMPRE BOM FICAR SABENDO UM POUCO MAIS DO GRANDE PATATIVA! LI VÁRIOS POEMAS DELE QUE SEMPRE FALA DO NOSSO SERTÃO

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante ver a história e obra de Patativa do Assaré,um homem humide do Sertão Nordestino,mas de uma inteligência e uma capacidade de escrever poemas fenomenais.É admiravel e muito emocionante saber que um homem humilde,pobre,sem estudos e mordomias chegue a um pedestal desse...Mas duas simples palavra descreve tudo:Inteligência e Garra! Cláudia Maria-Sobral

    ResponderExcluir
  4. É sempre emocionante saber que um poeta como esse é visto por milhoes de pessoas no mundo todo,principalmente levando em consideraçao sua historia de vida.Ter chegado onde chegou só mostra sua riqueza espiritual e sua inteligência nata.Parabéns Patativa do assaré!

    ResponderExcluir
  5. Patativa do Assaré é um nome muito conhecido no mundo todo, e sempre é muito bom entrar na internet para ler um pouco mais sobre o nosso velho amigo Patativa.
    MUITO LEGAL!

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei o Patativa um poeta muito bom, mesmo sabendo que ele é praticamente analfabeto. Depois que eu vi os vídeos dele, as fotos e o texto eu vi que esse era o site certo para eu aprender mais sobre ele!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, não sabia que o nosso velho Patativa tive uma bos parte de sua vida tão triste. Esse blog é ótimo, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Consolação Rodrigues8 de maio de 2012 às 20:49

    É muito bom termos conhecimento de artistas como o Patativa do Assaré, homem simples, quase sem instrução, mas que nos deixou um grande legado na cultura nordestina. Parabéns. Achei ótimo esse blog.

    ResponderExcluir